A cirurgia ortognática é indicada para correção de alterações faciais, que aparece na fase de crescimento dos paciente, estabiliza-se ao final do mesmo, podendo causar problemas de má oclusao ou desamonia esquelética , por exemplo queixo pequeno, queixo grande, queixo torto. Consequentemente, a cirurgia proporciona modificações estéticas muito positivas para a harmonia da face.
O que é cirurgia ortognática?
A Cirurgia Ortognática é um procedimento realizado para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula, e por consequência, o posicionamento dentário de pacientes que apresentam diferentes graus de assimetria facial.
Para quem a cirurgia ortognática está indicada?
Se você possui um ou vários dos problemas que serão relacionados a seguir, você pode estar precisando de uma orientação profissional, e quem sabe de Cirurgia Ortognática, e não sabe!
– Em primeiro lugar, situações em que você não consegue resolver o seu problema apenas com o uso de aparelhos ortodônticos;
– Apresenta o queixo muito grande ou para frente, também conhecido como prognatismo, ou má oclusão esquelética classe 3;
– Ou tem o queixo muito pequeno ou para trás, também conhecido como retrognatismo, ou má oclusão esquelética classe 2;
http://www.institutomaxilofacial.com.br/2022/07/13/queixo-pequeno-o-que-voce-precisa-saber/
– Mostra muito a gengiva quando sorri ( o chamado sorriso gengival);
– Você tem o rosto torto ou acha que está ficando, também conhecido como assimetria. (você percebeu isso ou alguém fez um comentário)
– Na mesma linha, você acha que tem a face curta ou longa?
– Problemas como mordida aberta, mordida profunda, mordida cruzada… (são algumas situações onde seus dentes não tocam corretamente);
– Não consegue fechar os lábios naturalmente, sem forçar a musculatura;
– Seus dentes não se encaixam adequadamente em oclusão, por exemplo, durante o fechamento da boca;
– Ronca muito, tem dificuldades respiratórias, respiração bucal, ou seja, respira com dificuldade pelo nariz;
– Dorme mal, acorda cansado, tem sonolência excessiva durante o dia, tem déficit de atenção;
– Não consegue mastigar adequadamente;
– Insatisfação com sua harmonia e estética facial, “ triste em conflito com sua própria existência”, constrangido(a), acanhado(a), com vergonha de seu aspecto facial, está se isolando do convívio das pessoas em todos os ambientes; pois é vítima de apelidos e brincadeiras maldosas.
Benefícios da Cirurgia
Para resumir, embora trate-se de um procedimento cirúrgico que exige perícia e refinamento, a cirurgia Ortognática traz resultados muito assertivos e seguros, tanto em relação às melhorias na qualidade de vida do paciente quanto em sua autoestima. A cirurgia proporciona modificações estéticas muito positivas para a Harmonia da face.