(11) 2503-8933 / (11) 2628-1044
(11) 2628-2883 / (11) 4324-2340

pessoas com duvidas

Dúvidas frequentes sobre a cirurgia ortognática

Aqui você vai encontrar as dúvidas mais frequentes sobre a cirurgia ortognática. Vamos lá!

O que é cirurgia ortognática?

É uma cirurgia que tem como objetivo a melhora da estética facial e o correto encaixe dos dentes, que são obtidos através do reposicionamento dos maxilares (maxila e mandíbula).

Quais os tipos de cirurgia ortognática?

Esse termo é geralmente usado para se referir aos tipos de deformidades dentofaciais, que vamos comentar em seguida, como: retrognatismo, prognatismo, assimetria facial, classe I, classe II, classe III, sorriso gengival, face longa, face curta, entre outros.

O que é Cirurgia ortognática classe 2?

A cirurgia ortognática classe 2 é quando o queixo está posicionado mais para trás e pequeno, destacando a maxila (parte onde ficam os nossos dentes superiores), o nome dado é retrognatismo mandibular. Pessoas com esse perfil também são chamados de queixo curto ou para trás.

O que é Cirurgia ortognática classe 3?

Quando o queixo está posicionado  para frente, ou o queixo é muito grande, destacando a mandíbula (parte onde ficam os nossos dentes de baixo), o nome dado é prognatismo mandibular ou Classe III. As pessoas que têm esse tipo de alteração costumam ter o lábio inferior maior e mais avançado, um aspecto que faz com que o queixo tenha mais volume.

Problemas de autoestima também estão relacionados aos portadores do prognatismo, muitos apresentam transtornos no convívio social, já que costumam ser alvo de bullying, com apelidos do tipo queixudo, queixo rubro, queixão, entre outros. http://www.institutomaxilofacial.com.br/2022/07/19/queixo-grande-o-que-voce-precisa-saber/

A ortognatica é indicada para quem tem apneia do sono?

Sim, a ortognática é um dos tratamentos realizados para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), com benefícios permanentes.

Os pacientes com apneia obstrutiva do sono costumam ter a mandíbula mais retraída. Nesses casos, a cirurgia ortognática promoverá um avanço bi maxilar,  desobstruindo as vias aéreas posteriores, fazendo com que o espaço para a passagem do ar seja liberado.

A  ortognática é uma cirurgia apenas estética?

Não. Esse é um procedimento considerado estético-funcional, pois além da melhora estética, promove melhoria funcionais como a mordida, mastigação e respiração.

Da para fazer rinoplastia junto com a cirurgia ortognatica?

Sim, é possível realizar a rinoplastia no mesmo tempo cirúrgico que a ortognática.

O convenio médico cobre a cirurgia?

Sim. E essa é uma das dúvidas mais frequentes sobre a cirurgia ortognática. todos os convênios de segmentação hospitalar devem cobrir a cirurgia ortognática, segundo a Resolução Normativa Nº 428 da ANS (órgão que regula os planos de saúde no Brasil). http://analuizafeldman.jusbrasil.com.br/artigos/362622615/cirurgia-ortognatica-e-o-dever-de-cobertura-pelo-plano-de-saude

Da para realizar totalmente particular?

Sim, é possível realizar totalmente particular.

Quanto custa a cirurgia ortognatica?

Depende de vários fatores!!! Depende do hospital à ser realizado, do material utilizado, da equipe cirúrgica…

Em geral, pode variar entre 30 e 50 mil reais.

Mas, a cirurgia ortognática também pode ser realizada, através do seu convênio médico adquirido previamente a cirurgia.

Quais os benefícios da cirurgia ortognática?

Os principais benefícios da Cirurgia Ortognática são:

  • Correção da Mordida
  • Benefícios no funcionamento das articulações empregadas na mordida
  • Tratamento da apneia do sono
  • Melhora na função respiratória
  • Harmonização Facial
  • Melhora na qualidade de vida e autoestima

A partir de qual idade pode realizar a cirurgia ortognatica?

A ortognática é realizada preferencialmente após a fase de crescimento, que normalmente varia entre 16 e 19 anos.

Precisa usar aparelho ortodôntico antes, durante e depois da cirurgia ortognatica?

Sim, o uso do aparelho ortodôntico antes da cirurgia é necessário para corrigir a posição dos dentes fazendo com que eles se encaixem melhor durante a cirurgia.

Após a cirurgia, o aparelho é mantido até o final do tratamento orto-cirurgico para finalização e refinamento dos encaixes dentários na oclusao correta, consequentemente dando ao paciente uma nova aparência com maior simetria e harmonia facial.

Quanto tempo demora até a realização da cirurgia?

O tempo necessário para realizar a cirurgia basicamente depende do preparo ortodôntico pré-cirúrgico, que normalmente varia entre 6 meses e 1 ano.

Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada antes mesmo do tratamento ortodôntico. Isso é chamado de benefício antecipado e acontece apenas quando os dentes já tem certa engrenagem observada nas analises dos documentos inicias.

 É possível saber como o meu rosto vai ficar após a cirurgia ortognática?

Sim. Com o planejamento virtual através de softwares e escaneamento de face, é possível que o paciente consiga ter ideia de como ficará o seu rosto após a cirurgia.

Qual profissional realiza a cirurgia ortognática?

Essa cirurgia, assim como tantas outras realizadas na face, é executada pelo cirurgião bucomaxilofacial.

Onde é feita a cirurgia ortognatica?

A cirurgia ortognática é realizada no Hospital.

O que levar para o Hospital no dia da cirurgia?

Leve itens de higiene pessoal (escova de dentes, creme dental, enxaguante bucal, sabonete, havaianas ou sandália, bepantol ou algo semelhante para hidratar os lábios e roupas de acordo com orientações do cirurgião/hospital).

Qual o tipo de anestesia usada na cirurgia ortognática?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral.

Como é feita a ortognatica?

Em primeiro lugar, antes de iniciá-la, é administrado soro fisiológico na veia, pelo enfermeiro, para hidratar e administrar medicamentos e também para que o anestesista faça a anestesia geral.

Em seguida, cortes precisos são realizados em locais previamente planejados na maxila e/ ou mandíbula para que os segmentos ósseos possam ser posicionados adequadamente. O procedimento cirúrgico é totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face! Depois disso, parte para a fixação da mandíbula, por meio de pequenos parafusos ou placas por dentro da gengiva.

O que é cirurgia ortognática minimamente invasiva?

Hoje em dia, usamos técnicas minimamente invasivas, com acessos menores, e realizamos a cirurgia com tempo reduzido. Tudo isso traz mais conforto ao paciente, e contribui para um pós-operatório mais tranquilo. A cirurgia ortognática é um tratamento muito preciso e trás resultados assertivos, sendo, portanto, um processo seguro e que promove resultados satisfatórios. 

São quantas horas de cirurgia?

Depende da complexidade do caso, mas geralmente 2:30h.

Ficarei com a boca amarrada após a cirurgia ortognatica?

Não. Na cirurgia ortognatica são utilizados mini placas e parafusos para fixar os ossos, o que permite que o paciente saia da cirurgia sem precisar da amarração.

Quais os riscos da Ortognática?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico a ortognática tem seus riscos, contudo, com taxas muito baixas de complicações. 

Dentre os possíveis riscos, os mais frequentes são: a perda de sensibilidade em alguma região do lábio inferior e queixo; traumas no lábio e língua; fraturas indesejadas que geralmente são resolvidas durante a cirurgia.

Quanto tempo ficarei internado após a cirurgia ortognatica?

Os pacientes ficam internados de 24 a 48 horas, permanecendo com medicação endovenosa, pois é mais efetiva. Também fazem uso constante de crioterapia, uma máscara facial que continuamente circula água gelada por meio de uma máquina, a fim de, promover mais conforto e redução significativa do edema pós-operatório

Precisarei de alguém para cuidar de mim?

Sim, o cuidado pós-operatório principalmente nos primeiros 10 dias é importante o cuidado de alguém para ajudar nas atividades do dia a dia, bem como cuidar da alimentação

Quanto tempo poderei retornar as atividades de trabalho após a cirurgia ortognatica?

O retorno ao trabalho dependerá do tipo de serviço que o paciente realiza, se faz esforço físico, se há a necessidade de falar muito. Em geral já é possível retornar às atividades após duas semanas da cirurgia.

Após quanto tempo posso realizar atividade física após a cirurgia ortognatica?

Para que todo esse processo seja bem-sucedido, indica-se o repouso e pausa de exercícios físicos intensos e que exigem muitos esforços.

Em geral, o paciente pode, paulatinamente, retornar a prática de atividade física após um mês de pós-operatório. O aumento da intensidade da atividade física deve ser lento e gradativo, sempre orientado por profissionais. Dessa forma, o paciente poderá retomar sua rotina de forma saudável e segura

Como fica o rosto após a cirurgia ortognática?

Na grande maioria dos casos, o edema facial decorrente da cirurgia é considerável e tem o seu pico máximo nos primeiros cinco dias. No entanto, esse edema tende a regredir nos vinte dias seguintes ao período pós-operatório. No período de seis meses depois do procedimento ainda podem ser observadas discretas alterações nos tecidos moles da face

O que é parestesia após a cirurgia ortognática?

Parestesia após cirurgia ortognática é algo considerado absolutamente normal. A parestesia nada mais é que uma sensação de dormência ou de anestesia prolongada nas proximidades da região operada

Gradativamente, esses estímulos sensitivos vão retornando à sua normalidade e, geralmente, os pacientes relatam apenas pequenos “choques” ou “coceiras” na região.

Como escovar os dentes após a Ortognatica?

É importante que a boca seja mantida sempre limpa, a fim de evitar infecções no pós-operatório. Portanto, é necessário higienizar os dentes e língua com escovação delicada após cada refeição.

O ideal é usar uma escova específica para pós-operatório ou escova infantil de cabeça pequena e cerdas macias (marca sugerida: Curaprox).

Com efeito de complementar a higiene da boca devem ser realizadas irrigações na região dos pontos com digluconato de clorexidina em solução aquosa, em uma concentração de 0.12%, diluído em água filtrada em partes iguais (metade de clorexidina, metade de água filtrada), sempre após a escovação dos dentes e língua durante os primeiros sete dias após a cirurgia.

Quanto tempo depois da cirurgia ortognática pode mastigar?

Pode voltar a mastigar alimentos duros após 45 dias da cirurgia ortognatica

A imagem mostra um homem com a boca aberta a morder um hamburguer

O que comer no pós-operatório da ortognatica?

Nas primeiras semanas de pós-operatório é imprescindível se alimentar de forma correta e manter-se hidratado.

Nos três primeiros dias a alimentação deve ser líquida ou pastosa, com a comida em temperatura ambiente ou gelada.

Nos dias seguintes a consistência ainda deve ser a mesma, mas a temperatura pode passar a ser morna.

São exemplos do que o paciente pode comer nos dias seguintes à cirurgia: sopa, purê, iogurte, sorvete, papinha de frutas, vitamina de frutas, gelatina e sucos. Pode-se também ingerir suplementos alimentares como o Sustagem, por exemplo.

Uma alimentação mais próxima à habitual, mas ainda com certas restrições, poderá ser iniciada com aproximadamente um mês de pós-operatório.

Lembramos que a mastigação deve ocorrer somente após 45 dias da cirurgia e sob o consentimento do cirurgião

Qual o papel da fisioterapia na recuperação do paciente após a cirurgia ortognatica?

Devido ao trauma cirúrgico, inegavelmente, os pacientes apresentarão enrijecimento dos músculos, tanto da mímica facial quanto da musculatura responsável pela mobilidade mandibular. Assim sendo, isso leva a uma alteração da expressão facial do paciente e uma limitação funcional de amplitude de movimentos da mandíbula.

A atuação da fisioterapia imediatamente após a cirurgia melhora o tempo de recuperação pois minimiza as respostas inflamatórias e acelera o processo cicatricial.

O grau dessas alterações é variável para cada paciente e de acordo com a cirurgia realizada. No entanto, de modo geral, os pacientes devem passar por um período de fisioterapia pós-operatória específica objetivando uma melhora mais rápida da parte funcional da face. 

Quais os objetivos da Fonaudiologia para quem faz cirurgia ortognatica?

O objetivo na abordagem fonaudiologica para quem fez a cirurgia ortaognática é focado na organização dos novos padrões funcionais para que fiquem adequados a cada tipo de correção cirúrgica realizada ou para a correção de funções inadequadas (respiração, posição de apoio da língua, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala).

A correção dos padrões funcionais de respirar, posicionar corretamente a língua, mastigar, engolir e falar proporciona maior estabilidade final do caso, evitando problemas causados pela musculatura que podem prejudicar os resultados do procedimento.

O que você precisa saber sobre a sua recuperação?

A recuperação pós-operatória tem sido cada vez melhor, devolvendo o paciente às atividades profissionais e sociais o mais rápido possível. Os pacientes são completamente orientados e monitorados pela equipe cirúrgica com relação a todos os passos a serem seguidos.

Nos três primeiros dias de pós operatório, é necessário fazer compressas de gelo na face por vinte minutos a cada duas horas, sempre colocando uma toalha fina entre o rosto e a compressa de gelo, com efeito de proteger a pele.

A primeira semana do pós-operatório da cirurgia ortognática é a mais difícil, pois há um inchaço da face e limitação para abrir a boca, tornando complicada a higienização e alimentação. O paciente deve permanecer em casa. É imprescindível ser rigoroso em tomar as medicações prescritas, sempre nos horários corretos.

Mas a partir da segunda semana o inchaço começa a diminuir, a respiração pelo nariz apresenta melhoras e a higienização da boca fica mais fácil.

Ao completar um mês após a cirurgia, boa parte do inchaço e dos incômodos diminuem, ficando apenas um desconforto causado pelo uso dos elásticos que mantêm e guiam a mordida.

O retorno ao trabalho dependerá do tipo de serviço que o paciente realiza, se faz esforço físico, se há a necessidade de falar muito. Em geral já é possível retornar às atividades após duas semanas da cirurgia.

Cinco semanas é o tempo estimado da recuperação da cirurgia ortognática,

A prática de atividades físicas deve ser suspensa por pelo menos 50 dias.

Por fim, a cicatrização completa da mandíbula costuma levar até três meses, mas nessa fase já é permitido voltar normalmente às atividades do cotidiano.