Apneia do sono é quando não há respiração durante muito tempo. Quando esse problema acontece em excesso, ele pode levar à morte. Por causa disso, alguns pacientes precisam de uma intervenção cirúrgica para corrigir este problema. A cirurgia ortognatica tem sido revolucionária no tratamento para ronco e apneia do sono, pois ela promove uma condição onde ha maior passagem do fluxo de ar.
http://www.institutomaxilofacial.com.br/cirurgias/apneia-do-sono/
Impactos para pacientes portadores da Síndrome da Apneia do Sono (SAOS)
Pessoas que sofrem de apneia do sonho têm muitas dificuldades em dormir, pois com a apneia, a barulheira noturna é entrecortada por engasgos. Quando não conseguimos dormir, podemos ter problemas graves no nosso corpo. Por isso é importante que você se preocupe com sua vida e venha a tratar do seu problema.
Devido aos recorrentes despertares e um sono que não atinge seu estágio profundo, a pessoa pode ter vários impactos na sua qualidade de vida, como:
- intensa sonolência diurna;
- déficit de memória,
- atenção e raciocínio;
- maior risco para ganho de peso e depressão.
https://saude.abril.com.br/tv-saude/entrevistas/nao-ha-saude-sem-sono-adequado-dia-mundial-da-saude/
Quais os benefícios de uma cirurgia ortognatica para o tratamento da apneia do sono
A cirurgia ortognatica têm vários benefícios econômicos, sociais e psicológicos. Além disso, elas permitem que as pessoas sejam melhores no dia a dia. Elas são realizadas por um profissional experiente e qualificado.
Qual o principal objetivo da cirurgia ortognatica no tratamento da SAOS?
O objetivo principal dessa cirurgia é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, pois reduz as complicações relacionadas ao sono. Além disso, ela também pode diminuir a necessidade de oxigenação artificial no corpo.
Como é realizado a cirurgia ortognatica?
O tratamento com a cirurgia ortognática é um dos melhores tratamentos disponíveis para pacientes com apneia do sono. Essa intervenção consiste em realizar um avanço bimaxilar, pois desobstrui as vias aéreas posteriores, possibilitando uma maior passagem de ar. Os resultados são excelentes, pois permitem que o paciente consiga dormir normalmente.
O procedimento da cirurgia ortognatica como tratamento para apneia do sono, começa com a realização de uma tomografia computadorizada para identificar problemas nas vias respiratórias e nas articulações temporomandibulares. Depois disso, o cirurgião buco maxilo facial, examina os ossos da face, em especial a maxila (onde fica os dentes de cima) e a mandíbula (onde ficam os dentes de baixo), verificando se elas estão se desenvolveram normalmente, ou se há uma situação onde o queixo é grande ou curto demais, por exemplo. Portanto, nessas situações o procedimento com a cirurgia ortognática é adotado para tratar a apneia do sono, e corrigir a deformidade dento facial e o encaixe dos dentes.
Consequências da Apneia do Sono
Como muitas pessoas não buscam diagnóstico e tratamento, a apneia do sono, portanto, traz como consequência piora na qualidade de vida. E ainda que o quadro seja leve, ela pode evoluir, acarretando em efeitos potenciamente letais como:
- Hipertensão
- Diabetes
- Insuficiência e arritmia cardíacas
- Crescimento do coração
- Aterosclerose
- Infarto agudo do miocárdio
- Derrame cerebral
Assim, com um tratamento adequado, é possível não só prevenir consequências mais graves, como também reduzir a sonolência diurna, garantir um sono mais tranquilo e melhorar a qualidade de vida.